Detalhes do Filme de Jesus de Martin Scorsese Revelados por Novo Trecho do Rascunho Inicial – Saiba Mais!

O próximo filme de Martin Scorsese sobre Jesus Cristo ganha um primeiro olhar à medida que um rascunho inicial do projeto do diretor vencedor do Oscar emerge.

Reprodução/CBR

O próximo filme de Martin Scorsese sobre Jesus Cristo ganha um primeiro olhar à medida que um rascunho inicial do projeto do diretor vencedor do Oscar emerge.

Enquanto Martin Scorsese continua desenvolvendo seu filme sobre Jesus, um primeiro olhar sobre o projeto planejado surge graças a um trecho do livro de seu consultor.

De acordo com a Variety, o consultor de Scorsese no filme sobre Jesus, Padre Antonio Spadaro, publicou o rascunho e uma série de conversas que teve com Scorsese em seu novo livro, Dialoghi sulla fede (Diálogos sobre a Fé), em sua Itália natal. O último capítulo do livro, intitulado “Roteiro para um Possível Filme sobre Jesus”, é um texto de 20 páginas que Scorsese deu permissão ao Padre Spadaro para publicar. Embora o texto seja um rascunho inicial e não o roteiro real que Scorsese usará para o filme, ele oferece visão sobre as motivações do diretor e sua abordagem ao filme. “Quando a ideia de fazer cinema começou a se tornar concreta, eu tinha em mente fazer um filme sobre Cristo no mundo moderno, com roupas modernas, filmado em 16mm e em preto e branco nas ruas de Nova York,” parte do trecho diz.

Padre Spadaro, o editor da revista jesuíta La Civiltà Cattolica, também falou sobre sua relação com Scorsese, se envolvendo em várias conversas com o diretor vencedor do Oscar antes de participar de uma conferência no Vaticano em maio passado, onde anunciou sua intenção de fazer um filme sobre Jesus Cristo. Spadaro conheceu Scorsese depois que um de seus irmãos jesuítas ajudou o diretor durante a produção de Silêncio e a partir daí criaram um vínculo. Falando sobre a importância do filme de Scorsese, Spadaro disse: “Ainda é um trabalho em andamento. Mas o que mais me chama a atenção é que, no final das contas, não é apenas uma reflexão sobre a figura de Jesus, mas também uma reflexão sobre seu cinema. Porque, como já podemos perceber neste primeiro rascunho, ele revisita sua produção cinematográfica anterior a partir desse ponto de vista. Então percebo que este filme será uma parte integral de sua jornada como artista e fornecerá uma iluminação para interpretar o que ele fez até agora.”

Scorsese tem colaborado no roteiro de seu filme sobre Jesus com Kent Jones, com base no projeto no romance de Shūsaku Endō, A Vida de Jesus. Endō também escreveu Silêncio, que Scorsese adaptou para um filme, lançado em 2016, narrando as dificuldades dos missionários jesuítas portugueses no Japão do século XVII. Além de Silêncio, Scorsese é conhecido por fazer o aclamado pela crítica, porém polarizante, filme de 1988, A Última Tentação de Cristo, que retratou Jesus e sua luta contra a tentação.

Martin Scorsese Pode Aparecer no Filme de Jesus

Scorsese, que recentemente dirigiu o indicado ao Oscar Os Infiltrados, provocou planos de fazer uma participação especial no filme de Jesus com 80 minutos de duração, que deve entrar em produção ainda este ano. Scorsese admitiu que os espectadores podem rejeitar o filme devido ao seu tema, mas espera que os cinéfilos estejam abertos para a experiência.

Junto com seu filme sobre Jesus, Scorsese expressou sua esperança de fazer mais “alguns” filmes antes de se aposentar. O diretor de 81 anos estabeleceu o recorde de mais indicações ao Oscar de Melhor Diretor entre os cineastas vivos com sua indicação para Killers of the Flower Moon, sua última colaboração com Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. O filme também conta com a estrela indicada ao Oscar Lily Gladstone e o vencedor do Oscar, Brendan Fraser.

Assassinos da Lua das Flores está disponível para streaming via Netflix. Enquanto isso, nenhuma janela de lançamento foi confirmada para o filme Jesus. O trecho completo do rascunho inicial do filme pode ser visto abaixo.

“Vamos começar imersos na escuridão.

Uma imagem pintada do rosto de Jesus de repente ilumina o quadro… então, tão rapidamente, desaparece novamente na escuridão.

CORTE para uma série de imagens: uma simples cruz de madeira pendurada acima de uma cama bem arrumada no apartamento de um popular cortiço… janelas da igreja com cenas da vida de Jesus… uma escultura de mármore de Maria segurando o corpo de Jesus em seus braços… uma pequena cruz dourada ao lado de uma imagem popular de Jesus rezando em direção ao céu… uma criança sentada à mesa olhando para a cruz ao lado de desenhos coloridos complexos para um filme fictício intitulado ‘A Cidade Eterna.’

Mais imagens de Jesus: outros retratos em família produzidos em massa, curtas imagens em movimento de ‘Intolerância’, a versão silenciosa do filme ‘O Rei dos Reis’ de Cecil B. DeMille, a épica bíblica ‘A Túnica Sagrada’ de Henry Koster e a versão sonora de ‘Rei dos Reis’.

VOZ: Assim como milhões de outras crianças ao redor do mundo, eu cresci cercado por imagens de Jesus, todas baseadas em uma ideia comum de sua aparência e comportamento: bonito, com cabelos longos e barba maravilhosos, ascético, piedoso…

Uma cena de ‘O Evangelho Segundo São Mateus’ de Pasolini, o sermão da montanha.

VOZ: Quando a ideia de fazer cinema começou a se tornar concreta, eu tinha em mente fazer um filme sobre Cristo no mundo moderno, em roupas modernas, filmado em 16mm e em preto e branco nas ruas de Nova York, com apóstolos de terno e gravata em corredores antigos, descascados e desgastados, com a crucificação ambientada nos píeres do West Side e policiais em vez de centuriões… meu mundo. Mas então eu vi o Cristo de Pasolini. O cenário não era moderno, mas o sentimento transmitido era. Havia a imediatez de Cristo. Pasolini nos mostrou um Jesus muitas vezes exaltado e irritado. Que lutou… Seu filme fez com que o que eu tinha em mente se tornasse bastante supérfluo, mas me inspirou a continuar.”

Via CBR. Artigo criado por IA, clique aqui para acessar o conteúdo original que serviu de base para esta publicação.

Compartilhe
Rob Nerd
Rob Nerd

Sou um redator apaixonado pela cultura pop e espero entregar conteúdo atual e de qualidade saído diretamente da gringa. Obrigado por me acompanhar!